HISTÓRIA

HISTÓRIA DO LAR ESPÍRITA IRMÃ VALQUÍRIA


       Na década de 1990, o médium Alaor Borges Júnior, inspirado por sua orientadora espiritual Irmã Valquíria, idealizou uma casa de oração onde pudesse ampliar suas atividades espíritas e mediúnicas. Para tanto conseguiu a doação de um terreno localizado na Rua Arapongas, nº 859 no Bairro Valim de Mello 2, em Uberaba-MG. Nesta época, o apoio institucional do Grupo Espírita Cairbar Schutel foi essencial para que a área pudesse ser adquirida.
       Também nesta década, Alaor e sua esposa Eliane realizavam em sua residência uma reunião íntima de desenvolvimento da psicografia e por meio deste encontro semanal uma equipe foi sendo formada, alicerçando a ideia da construção da instituição citada. Muitos eventos fraternos realizados com empenho, acrescidos da generosidade de vários confrades de Uberaba e de outras cidades, viabilizaram esta proposta e eis que em 16/11/2002, com a presença da equipe base já formada e de amigos de outras instituições, o Lar Espírita Irmã Valquíria foi fundado em clima de alegria, esperança e responsabilidade. A primeira diretoria foi então composta, sendo que estes integrantes se encontram ligados ao Lar até os dias atuais:
·        Presidente: Claudio Morais Siqueira
·        Vice-presidente: Eliane Furtado de Sousa Borges
·        Secretária: Jacqueline da Paixão Alves
·        Tesoureira: Juliene da Paixão Alves Lucas.
·  Conselheiros: Luiz Eduardo Lucas, Alaor Borges Júnior, Abadia Márcia Furtado de Souza Melo Witkowski, Maria Elisete da Silva, Kênia Palhares Gonçalves e Luiz Roberto Borges.



       Com o decorrer do tempo, as atividades do Lar foram se estruturando, tais como:
·        Reuniões de estudos doutrinários (terças-feiras às 19h30min)
·        Reunião privada de desobsessão (quartas-feiras)
·    Reuniões públicas (quintas-feiras às 19h30min, sábados às 16h e 19h30min e domingos às 18h)
·   Psicografia de mensagens doutrinárias, de cartas familiares (quintas-feiras às 19h30min e sábados às 19h30mn) e receituário mediúnico homeopático (domingos às 18h)
·        Passes (quartas-feiras às 13h, quintas-feiras às 19h30min, sábados às 16h e 19h30min e domingos às 18h)
·        Orientações em saúde (domingo às 10h)
·     Oficina de costura com distribuição de enxovais (quartas-feiras às 13h30min)
·      Distribuição de gêneros alimentícios, roupas, cobertores... (sábados às 15h30min)
·        Evangelização (sábados às 16h)
·        Reunião de pais (sábados às 16h)
·        Pré-mocidade / mocidade (sábados às 17h)
·        Peregrinação (sábados às 18h30min)
·        Sopa fraterna (domingos pela manhã)
·  Empréstimo de livros (quintas-feiras às 19h30min, sábados às 19h30min)
·   Cursos diversos como bijuteria, alfabetização de adultos/idosos, dentre outros.
·       Participação em trabalhos de unificação como a Campanha do Quilo (domingos pela manhã) e a Ronda Fraterna (segunda quarta-feira de cada mês às 22h).



Na atualidade, o Lar tem recebido caravanas de diversas cidades do Brasil que buscam notícias de familiares desencanados. Algumas pessoas lá se hospedam, quando necessário, para participação nas atividades da casa.
O aprendizado do convívio fraterno sempre foi a meta essencial da equipe que aos poucos foi se ampliando e se tornando cada vez mais unida para que o dinamismo do trabalho se firmasse em alicerces de paz e harmonia, segundo os preceitos do Evangelho. Este aprendizado ainda se mantém como objetivo primordial para os integrantes da instituição, conforme orientação dos benfeitores espirituais por Chico Xavier: “Todo templo de pedra, dignamente estruturado, funciona qual farol no seio das sombras, indicando os caminhos retos aos navegantes do mundo. Mas não podemos esquecer que o movimento vital das idéias e realizações baseia-se na Igreja Viva do espírito, no coração do povo de Deus!!!”



Em 16/11/2012, comemorou-se com euforia cristã a primeira década de atividades do Lar Espírita Irmã Valquíria e o amigo espiritual Formiga presenteou a todos com singela mensagem:

Lar Espírita Irmã Valquíria
Recanto de paz e luz
Encontro de irmãos unidos
A serviço de Jesus.

Dez anos de dedicação
De empenho e boa vontade
De lutas e desafios
Nas lides da caridade

Se uma década já se foi
Muitas outras hão de vir
Com esforço e confiança
É preciso prosseguir

Sem tristeza ou desânimo
Avancemos sem temor
O trabalho é nosso escudo
Nossa meta: o Amor

Façamos a nossa parte
Na grande renovação
Demonstremos o valor
De uma casa de oração

Com Kardec sempre à frente
Conforme os anseios teus
Permaneça este Lar
Sob o amparo de Deus.



A atual diretoria é composta por:
Presidente: Eliana Furtado de Sousa Borges
Vice-Presidente: André Luiz Fernandes
Secretário: Diógenes Alves de Sene
Tesoureira: Juliene da Paixão Alves Lucas
Conselheiros Titulares: Luis Eduardo Lucas; Alaor Borges Junior e Maria Elisete da Silva
Conselheiros Suplentes: Maria Helena Borba Rodrigues; Lúcia Helena Gonçalves Costa e Maria Bárbara

9 comentários:

  1. Lindo o trabalho desenvolvido nessa casa Espírita. Conhecemos a casa em outubro de 2010 e ficamos encantados pelo belo trabalho desenvolvido ali e pela dedicação oferecida. Obrigado a todos. Já retornamos mais 2 vezes. Moramos em Brasília. Herbert Brüggemann.

    ResponderExcluir
  2. conhci o sr Alaor alguns meses da milha filha desencarnar isto foi em janeiro de 2011 para saber alguma coisa da milha estavão eu meu filho minha esposa desperados pela perda foi quando deus colocou o SR ALAOR NA nossa vida aguardamos ate iniciar as secçoes a noite e tivemos o privilegio de sermos com graças de deus uma pcicografia dela atraves do SR ALAOR ficamos mais aliviados pois coisas que so noz sabiamos foi revelado não fui mais e Uberaba mas peço todos os dias para DEUS proteger e cuida desteSENHOR obrigado do fundo do meu coração SR ALAOR

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Médium qdo ele veio ao CEEB um centro na Taquara,Rio de Janeiro,nossa difícil descrever toda emoção sentida, através dessa pessoa tão especial,recebi a primeira carta do meu filho André Luiz desencarnado aos 18 anos,em decorrência de um câncer em 2015. Uma carta que me trouxe conforto para meu coração despedaçado,so tenho a agradecer por esse momento ,que Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  4. por favor, vê se tem alguma carta do meu irmão "Gilmar Marcelino dos Santos", queria tanto saber como ele está!Desde ja,eu agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde sou de barretos gostaria muito de saber como faço pra numa sessão de psicografia a agenda de Alaor Borges. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Perdi minha filha suicidio me ajudem por favor nome dela é pamella caroline vieira naceu em 20 / 07 / 1985 desencarnou em 27 / 11 / 2013 deus abençoe o trabalho de vcs fico aguardando com muita fé

    ResponderExcluir
  7. Lindo trabalho preciso de ajuda perdi minha filha e preciso saber notícias dela nome dela é pamella caroline vieira naceu em 20 / 07 / 1985 desencarnou em 27 / 11 / 2013 suicídio me ajuda por favor obrigada sou de Goiás muita luz deus abençoe vcs

    ResponderExcluir
  8. Queridos irmãos, gostaria muito de participação de uma sessão de psicografia, mas moro no Rio de Janeiro, precisaria me deslocar até vocês. Como posso me organizar?

    ResponderExcluir
  9. Conheci esta Casa de Luz, neste final de semana, dia 07/12. A Caravana foi acolhida com muito carinho e disposição! Lindo trabalho do Senhor Alaor e toda a equipe do Centro Irmã Valquiria. Fui agraciado pelo Psicografia de minha querida Mãe! Gratidão a todos!!! Espero voltar em outra ocasião!!! Amor e Luz para todos! Acácio.

    ResponderExcluir